Visto Negado: por que isso aconteceu?

Durante os preparativos para uma viagem, uma das partes mais importantes é providenciar a documentação que será necessária para entrar no país de destino. Países como Estados Unidos, Canadá e China exigem a obtenção do visto consular ainda no país de origem, é muito comum que o processo gere muitas dúvidas em quem está prestes a embarcar em uma viagem internacional.

Todos os dias recebemos relatos de pessoas que tiveram o seu pedido de visto consular negado, mas não sabem os motivos pelos quais isso aconteceu. Por isso, reunimos nossos consultores especializados para explicar, neste post, as 4 principais razões pelas quais as negativas de vistos ocorrem.

Principais motivos para ter o visto negado

1) Preenchimento incorreto dos formulários

O procedimento padrão realizado pelos consulados e/ou embaixadas é solicitar as informações pessoais do requerente com o uso de formulários (eletrônicos ou impressos). No entanto, alguns problemas podem ser enfrentados no processo: os formulários não possuem campos bem explicados e uma tradução nem sempre bem realizada. Por isso, é muito comum conversarmos com pessoas que tiveram o visto negado por não terem preenchido corretamente todos os campos que eram necessários.

 

2) Informações inconsistentes

Além do preenchimento incorreto dos campos, outra razão para não ter o visto aprovado é apresentar informações inconsistentes, ou seja, documentos não-oficiais ou que não tenham um conteúdo coerente entre si (dados controversos referentes a datas, valores, etc..). O consulado irá checar cada linha do conteúdo informado, por isso é importante garantir que a documentação esteja organizada e de acordo com aquilo que é solicitado.

 

3) Nervosismo na entrevista

A entrevista no consulado é uma das partes que mais preocupa os brasileiros, justamente por ser o momento no qual a autoridade vinculada ao país de destino irá checar a veracidade das informações apresentadas e decidir se concederá ou não o visto. O nervosismo durante a entrevista pode atrapalhar o processo e dificultar as suas chances de aprovação. Alguns comportamentos, como responder além do que lhe foi realmente perguntado, são sinais de que a pessoa não está realmente segura ou confortável com a situação.

 

4) Falta de vínculo com o Brasil

Durante o processo de obtenção do visto consular, é importantíssimo comprovar que você tem vínculos reais com o Brasil e condições financeiras para custear a sua viagem e a sua estadia no exterior. O objetivo dos consulados é evitar a migração ilegal de pessoas e, por isso, serão solicitados documentos como comprovante de pagamento de imposto de renda, matrícula na universidade, conta de luz, etc. Todos eles devem ser originais.

 

Tive o meu visto negado. Vale a pena tentar de novo?

Na maioria dos casos, é recomendável que seja feita uma nova tentativa de visto consular. Contudo, é importante identificar quais fatores causaram a negativa anterior para que os mesmos erros não se repitam novamente. Por isso, entre em contato com a nossa equipe e nós te daremos uma orientação sobre o que fazer no seu caso específico.

 

Como melhorar as minhas chances de ter meu visto aprovado?

A Up Visa tem uma taxa de 95% de aprovação nos pedidos de vistos consulares 🙂 Nós somos uma assessoria especializada no assunto e temos profissionais treinados para te orientar e cuidar da sua solicitação. Assim, você terá o seu visto aprovado o mais rápido possível e sem precisar lidar com burocracia.

Nós fazemos todo o preenchimento de formulários, enviamos a sua documentação, te aconselhamos sobre a entrevista e resolvemos o pagamento das taxas consulares. Nós cuidaremos de todo o processo até você ter o seu visto em mãos, pronto para o embarque. Clique aqui para saber mais sobre a assessoria para vistos consulares.

Além disso, ao fazer o seu visto consular conosco, você tem a Garantia Up Visa: se mesmo assim o seu visto for negado, realizaremos uma nova solicitação sem cobrar o valor dos nossos honorários.

Deixe uma resposta