Visto americano: 9 perguntas respondidas

visto americano

Tirar o visto americano e conhecer cidades como New York, Orlando ou Los Angeles é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, ao pesquisar informações sobre a viagem, é comum ter dúvidas sobre quais documentos são necessários para entrar no país e como funciona o processo para ter o visto consular. Por isso, respondemos nesse post as perguntas mais frequentes sobre a entrada de brasileiros nos EUA 🙂

Confira abaixo nossas dicas e tenha uma viagem tranquila!

 

1 – Quais os documentos necessários para tirar o visto americano?

Em geral, os documentos solicitados pelo Consulado Americano são:

– Confirmação DS-160;

– Documentação financeira;

– Comprovante de agendamento;

– Comprovante de pagamento da taxa consular;

– Documentos que comprovem vínculos com Brasil;

– Passaporte original, com validade mínima de 06 meses.

 

2 – Qual o valor para tirar o visto americano?

O valor para tirar o visto americano dependerá da cotação do dólar do dia em que o processo for iniciado. Para consultar os valores, clique aqui.

 

3- Como funciona o processo para tirar o visto?

Para tirar o seu visto americano, é só clicar aqui e entrar em contato com um dos nossos especialistas. A Up Visa é referência em assessoria de documentação no Centro-Oeste e te auxilia em todas as etapas do processo, para que você tenha o seu visto aprovado com rapidez e segurança.

Após entrar em contato conosco, você precisará fazer o pagamento das taxas (incluindo a taxa cobrada pelo Consulado Americano para emissão de visto). Nós lhe solicitaremos a documentação necessária, daremos entrada no processo junto ao consulado (preenchimento de formulários e validação de documentos) e marcaremos a entrevista em uma data conveniente para você. Além disso, nossos consultores te darão toda a orientação necessária para que você esteja preparado para a entrevista e não tenha nenhum problema com a aprovação do visto.

Depois é só viajar tranquilo para os Estados Unidos!

 

4 – Quanto tempo posso ficar no país com meu visto de turismo?

Em geral, o consulado americano concede vistos com validade de até 10 anos. Entretanto, o prazo para ficar no país com o visto de turismo é de até 6 meses. Dentro desse período, o estrangeiro deverá voltar ao seu país de origem ou será considerado um imigrante ilegal (sujeito à deportação).

 

5 – Quero fazer intercâmbio. Qual visto devo tirar?

O visto para intercâmbio é o visto estudantil, também conhecido como visto F-1. Para solicitá-lo, é necessário apresentar documentos que comprovem a sua matrícula no curso desejado.

 

6 – Quais documentos devo levar na entrevista?

O principal objetivo da entrevista no consulado é averiguar se você tem condições financeiras para custear uma viagem e estadia nos EUA, além de identificar se você não tem a intenção de ficar no país como imigrante ilegal. Por isso, é necessário apresentar comprovantes de imposto de renda e documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil. Alguns exemplos são históricos acadêmicos, declarações da faculdade, certidão de casamento, contra cheque, etc. A documentação deve estar no seu nome.

 

7 – Há isenção de entrevista?

Sim. Indivíduos com menos de 16 anos e mais de 66 anos estão isentos de entrevista no consulado americano. Além disso, estão isentas também pessoas com vistos americanos emitidos a partir de 2008 que precisam apenas da renovação.

 

8 – Meu visto americano foi negado. Por que isso aconteceu?

Devido ao fato de terem um grande número de imigrantes ilegais vivendo em seu território, os Estados Unidos adotam um regime mais rígido do que outros países para concessão de vistos. Alguns causas mais comuns para a reprovação dos pedidos são o preenchimento incorreto dos formulários, informações inconsistentes, falta de documentos que comprovem vínculo com o Brasil e uma conduta inadequada na entrevista.

Não há prazo mínimo para uma nova solicitação de visto, porém recomendamos que o processo seja revisado para evitar que o seu pedido seja negado novamente.

 

9 – O visto garante a entrada no país?

Não. Ter o visto consular aprovado no Brasil não garante a sua entrada nos Estados Unidos. Ao chegar no aeroporto de destino, você precisará passar pelos guichês da imigração para verificação dos seus documentos.

Para tirar o seu visto americano, é só clicar aqui 🙂 Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com os nossos consultores e será um prazer responder as suas perguntas!

Deixe uma resposta