Saiba como fazer a legalização de documentos

legalização de documentos

São diversas as situações nas quais o brasileiro precisa encarar um processo burocrático, como por exemplo para transferir créditos acadêmicos, registrar um imóvel ou solicitar a dupla cidadania.

Nem sempre todas as informações sobre a documentação necessária são disponibilizadas pelas entidades governamentais ou são facilmente encontradas. Infelizmente, uma informação dúbia pode abrir margem para a perda desnecessária de tempo ou até atrasos no processo.

Neste post, você entenderá tudo que precisa saber sobre a legalização de documentos para que a sua situação possa ser resolvida com rapidez 🙂 Tire as suas dúvidas aqui!

 

1) O que é a legalização de documentos?

A legalização de documentos é o processo legal para que um documento emitido no Brasil tenha validade internacional (seja aceito como verdadeiro) para fins jurídicos e administrativos.

 

2) Em quais casos a legalização de documentos é necessária?

As situações mais comuns nas quais a legalização é necessária são:

  • Casamento com cidadão estrangeiro
  • Exportação comercial internacional
  • Intercâmbios
  • Vistos de residência e de trabalho para outros países
  • Solicitação de dupla cidadania
  • Transferência de créditos acadêmicos do exterior

 

3) Não tenho os documentos originais. O que devo fazer?

Para realizar a legalização, nem todos os documentos precisam ser originais. A exigência vai depender do consulado envolvido no processo: alguns aceitam a cópia autenticada em bom estado de conservação. Se você não os originais disponíveis e eles forem necessários, será preciso entrar em contato com o órgão ou instituição emissora e solicitar a segunda via. Clique aqui e fale conosco para uma orientação específica sobre a sua situação.

 

4) Onde é feita a legalização?

A legalização deve ser realizada junto ao Ministério de Relações Exteriores em Brasília ou pelo Escritório de Representação em São Paulo. Nos casos de legalização para estudo no exterior ou transferência de créditos, é preciso validar os documentos também no Ministério da Educação.

No entanto, não é necessário que você vá até as sedes para realizar o processo – nós temos um escritório e uma equipe especializada para te auxiliar e atendemos a clientes de todo o Brasil. Clique aqui e entre em contato conosco para falar com a nossa equipe.

Após a conclusão do processo junto ao Itamaraty, é necessária a legalização do documento junto ao consulado ou Embaixada do país no qual o documento foi emitido (se houver representação diplomática no Brasil).

 

5) Tenho urgência na legalização. Em que prazo conseguirei o documento?

Nos casos de urgência, a Up Visa consegue a legalização no mesmo dia, para até 5 documentos. Se a quantidade for maior, o prazo é de até 24 horas úteis.

 

A Up Visa te assessora desde o início do processo para que você legalize os seus documentos com rapidez e tranquilidade. Nós temos profissionais qualificados na área que te darão orientações personalizadas sobre o seu caso. Além disso, fazemos o envio de documentos para todo o Brasil e exterior com agilidade.

Para saber mais sobre a legalização de documentos, converse gratuitamente com um dos nossos consultores clicando aqui 🙂

Deixe uma resposta