Emplacamento de veículos: como fazer?

emplacamento

Segundo uma pesquisa recente divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), comprar um carro é o terceiro sonho mais comum entre os brasileiros. No entanto, muitas pessoas preocupam-se apenas com a escolha e pesquisa do modelo, mas não tem o mesmo cuidado na hora de regularizar a documentação do veículo. Por isso, vamos te explicar nesse post como funciona o emplacamento de um carro 0km. Confira!

1- Como funciona o emplacamento de veículos?

Segundo o DETRAN, a principal função do emplacamento é registrar o veículo na sua base de dados e do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Assim, o carro poderá ser facilmente identificado dentro do território nacional. O emplacamento é obrigatório para todos os carros 0km (primeira documentação) e o descumprimento da lei é considerado infração gravíssima com multa de R$191,54, apreensão e remoção do veículo.

O processo é realizado nas unidades do DETRAN de cada estado. Para fazer o processo, é necessário levar uma lista extensiva de documentações: CPF, RG, nota fiscal do veículo, Duda, CNH, etc. Na primeira visita, o indivíduo deverá solicitar a emissão do decalque (adesivo de identificação do carro) e receberá algumas Guias de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de taxas e impostos referentes à emissão da placa. Algumas unidades do DETRAN exigem que o cidadão faça um agendamento com antecedência para ser atendido.

No entanto, após a primeira visita ao órgão, podem ser exigidos documentos adicionais para pagamento do IPVA e do DPVAT (seguro obrigatório para veículos). O usuário deverá então comparecer ao posto de atendimento de cada um destes serviços (e enfrentar mais uma vez as filas), preencher e assinar formulários (como o do RENAVAM) para então ter o emplacamento concluído.

2- E no caso do registro em nome de Pessoa Jurídica?

Se o veículo for de propriedade de Pessoa Jurídica, a lista de documentos e o processo de emplacamento são diferentes, pois as leis variam de acordo com o estado da federação. Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe e ter uma análise gratuita dos nossos especialistas sobre a sua situação.

3- Para que serve cada documento?

CRV (Certificado de Registro de Veículos) – Deve ser emitido sempre no primeiro emplacamento e quando o veículo for transferido. Nele constam informações como cor, modelo, ano, marca, etc. Caso seja feita alguma grande mudança no carro (como alteração da cor), o documento deve ser atualizado junto ao DETRAN.

CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) – O documento permite ao veículo a livre circulação dentro do território nacional. Só é emitido após a documentação (como IPVA, DPVAT, etc) estar toda regularizada.

DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) – É um seguro obrigatório por lei, que cobre prejuízos à pessoa física (ou seja, não inclui danos materiais ao veículo). É pago sempre em casos de acidente para reembolso de despesas médicas ou no caso de morte ou invalidez.

3- Me ofereceram o emplacamento na concessionária. Vale a pena?

Não. Devido aos altos impostos sobre o preço de veículos no Brasil, a margem de lucro das concessionárias em cima dos veículos é muito pequeno (e, com a crise econômica, tende a diminuir). Por isso, os serviços oferecidos por elas possuem um preço muito maior do que o praticado no mercado – e é o que acontece com o emplacamento. Quando realizado diretamente pela concessionária, o serviço chega a custar de duas a três vezes o valor cobrado por uma empresa de assessoria de documentação, como a Up Visa.

4- Como funciona o emplacamento com a Up Visa?

Além de gastar menos da metade do que você pagaria para uma concessionária, na Up Visa você conta com uma equipe especializada e experiente no emplacamento de veículos. Nossos profissionais organizam todos as documentações necessárias de acordo com o tipo de registro, vão até a agência do DETRAN e resolvem tudo para você com rapidez e segurança em até 3 DIAS ÚTEIS.

Você economiza, evita filas e tem a garantia de ter toda a documentação do seu veículo regularizada dentro dos prazos estipulados pela lei 🙂 Para saber mais sobre os serviços junto ao Detran da Up Visa, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida sobre o emplacamento de veículos? Entre em contato conosco! Será um prazer te atender e responder as suas perguntas.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Rachel!
      Ficamos muito felizes que o nosso conteúdo tenha sido útil para você 🙂 Obrigado pelo feedback!
      Estamos sempre à disposição para te ajudar com as suas dúvidas sobre documentação!
      Abraços,
      Equipe Up Visa

Deixe uma resposta