Documentos para intercâmbio: 6 dicas para evitar problemas

documentos para intercambio

Você sabe quais documentos para intercâmbio você precisa para realizar sua viagem e como eles devem ser trabalhados? Para muitas pessoas a resposta é não, pois nem todos possuem o conhecimento de todos os detalhes que o planejamento de uma viagem de estudos envolve.

Nosso objetivo é te proporcionar uma experiência inesquecível em seu país de destino e sem burocracias e, por isso, separamos 6 dicas relacionadas à documentação. Confira:

1 – Descubra quais são os documentos necessários para a matrícula

Se matricular em escolas e Universidades nacionais é relativamente fácil, mas quando se trata de uma instituição estrangeira o processo não costuma ser tão simples quanto parece. O mais indicado é entrar em contato com o responsável pelo programa do curso escolhido para se informar em relação a tudo que deve ser entregue e aos prazos que devem ser cumpridos.

2 – Opte pela tradução juramentada para documentos acadêmicos

Ainda em relação à documentação acadêmica, existe um detalhe que pode fazer toda a diferença na hora de obter a matrícula: a tradução. O problema, aqui, é que os estudantes muitas vezes enviam históricos e outros documentos acadêmicos para instituições estrangeiras somente alterando o idioma de destino, é só isso não basta. Mesmo que por ventura não seja solicitado, é sempre recomendado optar pela tradução juramentada, que oficializa esses documentos e os torna aceitos com mais facilidade.

Para saber mais sobre a tradução juramentada, leia o nosso post com dicas para transferir créditos acadêmicos entre países.

3 – Atente-se ao prazo de validade do seu passaporte

Quando o assunto é viagem internacional, o primeiro documento que vem à mente é o passaporte: sem ele, assim como sem o visto, é impossível entrar em muitos países, principalmente os que constituem os principais destinos escolhidos por quem quer fazer um intercâmbio. O problema que pode surgir é esquecer de que tal documento possui uma validade que, embora seja relativamente longa, pode prejudicar a viagem caso não seja checada a tempo. Países como Austrália e Japão, por exemplo, exigem passaporte com validade mínima de 1 ano e são uns dos destinos mais procurados.

Para tirar o seu passaporte ou renovar o documento, fale gratuitamente com um dos consultores da Up Visa, que te dará orientações personalizadas para realizar o procedimento 🙂

4 – Descubra o que é preciso para obter o visto de estudante

O processo de concessão do visto de turista não é igual ao do visto de estudante, por isso esse último precisa de etapas adicionais para ser obtido, principalmente porque cada país possui uma exigência diferente. Os principais destinos, por exemplo, sendo eles EUA, Japão Austrália e Canadá, no geral, exigem formulários específicos, passaporte dentro da validade determinada, comprovantes escolares ou de trabalho, entre outros documentos. Os vistos costumam ter a mesma validade do curso pretendido.

Se você tiver alguma dúvida sobre como tirar o seu visto de estudante, entre em contato com a Up Visa. Nós somos uma agência especializada em assessoria de documentação e podemos te auxiliar a obter o seu visto com tranquilidade e segurança. Nosso profissionais te orientarão em todos os passos do processo, além de atuarem na marcação de entrevistas e preenchimento correto dos formulários.

5 – Confira se o local de hospedagem exige documentação

Muitos estudantes tem como destino casas de família ou alojamento das próprias escolas ou faculdades, enquanto outros possuem condições de pagar aluguel no país de destino. Independente do seu caso, verifique cuidadosamente as documentações exigidas também nesses locais, para ter em mãos todos os originais ou cópias que forem solicitadas.

6 – Certifique-se da documentação na hora do embarque:

Para o momento da viagem, o ideal é sempre separar cuidadosamente e com antecedência todos os documentos que precisam estar em mãos para serem apresentados nos aeroportos, sejam eles passagens, passaporte ou comprovantes.

São muitos os detalhes que envolvem os documentos para intercâmbio, e essas 6 dicas tem como finalidade te auxiliar nos cuidados que é preciso tomar. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente vistos e a documentação no geral, basta entrar em contato conosco pelos comentários ou pelas redes sociais.

Se preferir, entre em contato através do telefone (61) 3551-7008 ou pelo formulário presente no nosso site =)

Deixe uma resposta